Pai da Educação Física do Japão


Jigoro Kano é conhecido por todo judoca como o criador do Judô, mas no Japão ele é conhecido até os dias de hoje como o maior incentivador do time olímpico japonês e pelo trabalho de ajudar a introduzir reformas no sistema educacional do Japão.

Kano incentivou os estudantes da Faculdade de Formação de Professores de Tóquio a dedicar-se à profissão do ensino e promover a educação esportiva.

Buscou conhecimento também em outras escolas, para tanto estudando com rara persistência, o que lhe permitiu um pouco mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a constituir o Judô que hoje conhecemos.

Formado pela Universidade Imperial de Tóquio, em Letras e ciências estéticas e morais, no ano de sua formatura em 1882, funda sua escola, o Kodokan, na qual pretendeu impulsionar um novo método de luta, mais esportiva, mais intuitiva, mais segura e sem os segredos que impediam uma divulgação generalizada, para que todos pudessem usufruir, desde criança até adultos de idade mais avançada.

Foi professor, vice-presidente e reitor do Colégio dos Nobres, Adido do Ministro da Casa Imperial, Conselheiro do ministro da Educação Nacional, Diretor da Escola Normal Superior e, ainda, secretário da Educação Nacional. Kano também era poliglota, pois falava quatro línguas além do japonês: francês, alemão, inglês e espanhol.

Fundou sociedades e institutos para jovens e também o primeiro clube de baseball do Japão. Editou revistas, viajou para Europa e América do Norte em missão cultural. Foi ainda Diretor da Educação primária, presidente do Centro de Estudos das Artes Marciais e o primeiro japonês a pertencer ao Comitê Olímpico Internacional e, ainda, presidente da Federação Desportiva do Japão.

Claramente, para quem como Kano introduziu também o desporto e a Educação Física no plano educacional do Japão, fato esse que já seria suficiente para perpetuar seu nome como educador e como esportista.

Leva Jigoro Kano o grande título de Pai da Educação Física do Japão.

Postar um comentário

0 Comentários