Um pouco da história: Jigoro Kano

Jigoro Kano a direita e seu irmão a esquerda


Jigoro Kano foi o terceiro filho de uma família de três meninos e duas meninas. Ele era franzino, nunca cresceu muito, sendo que adulto chegou a apenas 1,50 m e cerca de 48 kg. 
Seu apelido, Kano, veio de sua mãe Sadako - que era a filha a mais velha de um rico fabricante de saquê de Nada, Prefeitura de Shiga. Seu avó não teve um filho homem para herdar os bens e continuar o negócio da família, e assim, Jirosaku, seu pai, a desposou e consentiu em tornar-se membro da casa de Kano, passando a usar o nome de família da sua noiva. (Era um costume comum no Japão antigo).
Em 1869 Sadako faleceu e Jirosaku Kano optou por enviar o seu filho Jigoro, acompanhado pelo irmão mais velho, Kensaku, para a pequena escola particular de Seisatsusho Juku, em Tokyo.
Em 1873, já reconhecido como um excelente aluno, Kano-sensei passou para a IkueiGiguku, uma escola onde cada disciplina era ensinada por professores europeus - sendo o idioma das lições, inglês ou alemão, ele mostrava um desempenho soberbo em idiomas.
No ano seguinte entrou na escola de línguas estrangeiras de Tokyo e, em 1875, inscreveu-se em Kaisei - uma escola reservada à elite, que mais tarde seria nomeada Universidade Imperial de Tokyo. Adulto, Jigoro Kano se tornara poliglota, além do japonês, falava francês, espanhol, ingles e alemão. 




Fonte: https://sites.google.com/site/lejudohistory

Postar um comentário

0 Comentários