O Katame waza consiste em técnicas de fixação, estrangulamento, torção de juntas e contra-flexão, etc., projetadas para restringir a liberdade de movimento do oponente. Essas técnicas são divididas em três grupos: "Osae waza" (técnicas de retenção), "Shime waza" (técnicas de estrangulamento) e "Kansetsu waza" (técnicas de bloqueio conjunto ou luxação). Algumas das principais "Katame waza" (técnicas de agarrar) são explicados abaixo.
Hon Kesa Gatame [Osae waza]
Tori está deitado de lado sobre o corpo supino de Uke enquanto segura o braço de Uke na axila, com o outro braço em volta do pescoço de Uke. Com as pernas afastadas, Tori mantém Uke nessa postura.
Kami shiho gatame [Osae waza]
Tori está deitado de bruços com a parte superior do corpo sobre o peito ou a área abdominal do supino de Uke. Nessa postura, Tori prende os dois braços de Uke ao seu lado, mantendo-o efetivamente pressionado.
Nami-juji-jime [Shime waza]
Com os braços cruzados, Tori segura os dois lados do colarinho de Uke, estrangulando-o.
Ude hishigi juji gatame [Kansetsu waza]
Tori está deitado de costas, segurando um dos pulsos de Uke com as duas mãos e com as coxas cortando a parte superior do braço preso. O braço é puxado para hiperextender o cotovelo ou o ombro.
0 Comentários